Thursday, December 27, 2007

Happy New Year!


Passando o ano de 2007 em revista, a primeira coisa que me vem à cabeça é que este foi até agora o ano mais completo da minha vida! Começou com o final de uma das experiências mais marcantes da minha vida: dar formação na prisão! Estes escassos meses deram-me uma perspectiva muito diferente do que é a tolerância e de como eu a encaro e deram-me também as defesas que precisava para sair do buraco onde estava metida até então! Com este desafio vencido, o resto do ano só podia correr bem e de facto correu, muito bem até!
Fiquei a conhecer-me melhor, evolui enquanto profissional e isso abriu-me as portas do local onde trabalho.
Fiz a melhor viagem da minha vida, com o homem que eu amo, a primeira que fizemos juntos para fora de Portugal (sem contar obviamente com Hayamonte!:D) e foi, absolutamente mágico e viciante ao mesmo tempo: ainda o avião não tinha pousado e já estavamos a tentar decidir onde seria a próxima.
Foi também um excelente ano porque a nossa casa começou, finalmente a ser construida e a certeza de que aquilo com que sonhámos tantas vezes vai concretizar-se a curto prazo deixa-me com borboletas na barriga.
Por outro lado, houve muitas zangas e muitas lutas, por casmurrice minha e pelo meu mau feitiu principalmente. Mas também pelo cansaço acumulado e pela falta de paciência às vezes. Queria aqui pedir mais uma vez desculpa mas eu só tenho dois estados ou muito bom ou muito mau e quando se trata deste último assumo que não é fácil lidar comigo!
Vi as minhas duas prendas mais preciosas crescerem a olhos vistos, os meus sobrinhos lindos: a M. a escrever o seu nome com letrinhas ainda muito tortas mas sempre aplicada e decidida a melhorar, de modo que com 4 anos, conseguiu o que ninguém na nossa família conseguiu, escrever correctamento o nome dela e do mano, da tia e do periquito, com uma letra aperfeiçoada e fofinha! Conhece todas as letras do alfabeto, conta até 10 em inglês e deixa-me babada sempre que falo dela, (como se pode constactar:)! O meu pequenino, o benjamim da família começa a dizer as primeiras palavras "pai", "mãe", "manana", "cão", "bola", "golo"... é lindo vê-lo dar os primeiros passos, correr atrás da bola, fazer adeus, mandar beijinhos, enfim...
Ganhei muito este ano, muita coisa boa aconteceu, muitos afectos trocados, enriqueci sentimentalmente.
E para acabar o ano em grande troquei o meu carro, joguei-me de cabeça e só espero não ter feito a escolha errada, até porque este ano foi, também ele marcado por incertezas sobre qual o caminho a seguir. Mas só há um caminho a seguir sejam quais forem os acontecimentos e esse caminho é seguir em frente, porque para a frente é que é o caminho!
Um excelente ano de 2008 para todos! Beijinhos.:D

Wednesday, December 12, 2007

O que valem os nossos Gestos?
Nunca sei muito bem o que valem os gestos das pessoas. De certo modo, acabam por valer "coisas" diferentes, dependendo da pessoa e das situações. Os últimos dias têm sido plenos de significado! Mas hoje bateu todos os records, quase fui às lágrimas.
Dar aulas a adultos por vezes é muito compensador, compensa todas as moengas que possamos ter e que por vezes nos deixam mais em baixo. Hoje fiz um intervalo às 14h e fiquei, como habitualmente, sentada na sala, escrevendo o sumário e pondo a papelada em ordem e uma Srª foi à casa de banho e quando voltou trazia uma maçã lavadinha para mim, porque eu não podia "estar a trabalhar em fraqueza"! Isto tocou-me tanto que, apesar de não ter fome nenhuma comi a maçã e agradeci com um sorriso!
De vez enquando os mimos sabem bem quando vêm de onde menos se espera e fazemos as pazes com o mundo e perdoamos!
Parece que aquilo que sentimos contagia os que estão ao nosso redor! Hoje dormi bem e à tarde a 1ª coisa que me disseram foi que queriam ter mais formação comigo à tarde, porque eu estava mais bem disposta. Gosto do efeito reflexo de sentimentos naquilo e naqueles que nos rodeiam, dá-me paz!
E sim, já fiz a minha escolha e estou confiante no caminho que escolhi!

Monday, December 03, 2007

Há sempre uma luz ao fundo do túnel! Sempre, mas sempre! Depois de chorar baba e ranho, porque basicamente o arranjo dos meus "injectores" foi a minha poupança inteirinha (1566euros )enterrada num carro com mais 5 meses de uma garantia que não cobre a parte electrica... veio finalmente aquele raio de sol numa manhã de Inverno de que eu tanto precisava! O senhor do stand ganhou juizo e concordou em pagar-me metade da factura, ora equilibrado com o iva, vou biscar quase dois terços. Bem já estou mais animadinha. Animada mas mais uma vez em dilema interior comigo mesma. O ano de 2007 foi, sem dúvida o ano dos dilemas: que caminho escolher, por onde seguir? Mais uma vez estou com dúvidas, balanço e, como sofro de ansiedade, mal posso esperar pelo final desta semana para definir concretamente o que vou fazer e que caminho vou seguir! Ahrrrrr:S

Tuesday, November 27, 2007

Love to Live!
Os grandes azares fazem-me sempre lembrar o quanto eu gosto de viver e de estar viva! Hoje e sexta foram dias de grandes azares e provavelmente ainda vai haver um terceiro nos próximos dias, porque não há duas sem três! Mas, como no caso de hoje, o meu coração fica aconchegado, depois de derramar litros de lágrimas! E só consigo essa sensação de aconchego porque tenho pessoas que me amam incondicionalmente, ao meu redor. Li hoje uma mensagem no telele que me fez chorar... lágrimas de alegria e conforto, não há nada melhor do que nos sentirmos amados e sentirmos que somos importantes na vida de alguém!
Por isso, apesar de o meu carro ter ido de férias de Natal mais cedo, porque simplesmente deixou de funcionar a meio do precurso centro de formação-casa, eu não estou triste (mesmo devendo!), estou apreensiva mas tranquila!
Obrigada, sempre obrigada piki! O que somos não é nada sem mais alguém!

Wednesday, November 21, 2007

A propósito os três de quem eu falei no post anterior são estes! AMO-VOS!

Tuesday, November 20, 2007

Gosto do "British accent" serrado! Gosto do som que cria em algumas das músicas que oiço! Gosto do ar "snob" com que os ingleses falam, daquele arrastar suave e quase nasalado que imprimem às palavras. Hoje estou numa de gostos e há pouoco, quando saia do centro, pensava em como gosto da chuva, mesmo quando me está a cair em cima do lombo! Gosto da sensação de tranquilidade e do dever cumprido! Estou a entrar em contagem decrescente para as férias e aos poucos isto começa a pesar-me bastante, gosto de pensar que provavelmente de amanhã a um mês vou poder ficar a dormir enquanto chove regularmente lá fora! Gosto quase tanto de ouvir a chuva na janela como do sotaque inlgês! Gosto de antíteses, gosto não, ADORO!
Não gosto do Natal (e não, não tenho nenhum trauma de criança), simplesmente não suporto esta época do ano, talvez porque nunca tenha sido crente numa presença divina, superior a tudo e a todos (o meu lado comuna está a vir ao de cima!), não consigo compreender como se pode festejar uma coisa que não sabemos se aconteceu, que sentido faz fazermos as pazes com o mundo durante uma semana, para passar o ano inteirinho a dizer precisamente o oposto...
Começo a sentir a depressão própria desta época e isso aliado ao cansaço faz com que ande a tentar raspar os últimos restos de ideias e de força de vontade para enfrentar mais um dia de trabalho!
E acima de tudo adoro dar e receber miminhos destes três! :D

Wednesday, November 14, 2007

Eu devia...
Eu devia estar contente com a vida que tenho, mas não estou!
Devia fazer dieta mas não faço....
Devia fazer mais exercício físico mas depois de todo o esforço mental chego ao fim do dia e não me apetece...
Devia sorrir mais vezes e, no entanto ultimamente não tenho sido capaz e isso deixa-me triste e preocupada....
Devia ler mais livros mas quando me predisponho a isso adormeço poucos minutos depois....
Devia estar preocupada com o facto de se valorizar a mediocridade às vezes e, contrariamente ao que é habitual não quero saber...
Devia estar mais tempo com os meus amigos e arranjo desculpas mentalmente para não o fazer....
Devia passar menos tempo ao volante e em frente ao computador e sinto que cada vez passo mais tempo....
Devia descontrair-me de vez enquando e cada vez sinto mais o peso da responsabilidade nos meus ombros, um peso que carrego sozinha e que cada vez é mais pesado...
Devia estar a pular de contentamento porque só faltam 15 meses para a minha casa estar pronta e parece que não é nada comigo...
Gostava de acordar do estado de anestesia em que ando ultimamente, parece que liguei o piloto automático e hibernei

Sunday, November 11, 2007

My moon, my man!

I miss us! But I love what we are for each other and I'm sorry if I bother you sometimes! You are my treasure! :D

Friday, November 09, 2007

FIM-DE-SEMANA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Depois do turbilhão de emoções desta semana de doidos varridos, finalmente tive um momento de tranquilidade para mim e para escrever e libertar-me dos meus fantásmas, mesmo sem ser preciso chamar os Ghostbusters!! Tudo se torna mais claro com a distância de dias e então, apesar de continuar numa estrada com vários caminhos já consigo vislumbrar a luz ao fundo das várias estradas que atravessam o túnel e descobri que siga eu o caminho que seguir irei sempre dar a/à Cuba!
Se formos para a frente com a compra da casa (coisa que neste momento ficou em stand by) irei para a Cuba, bela vila alentejana de gente simpática e bem disposta! Se, por outro lado, esperar que a casa aqui em Beja fiquei pronta (o que só irá acontecer daqui a mais ou menos 15 meses- e nestas coisas é sempre para mais!), em Abril irei para a outra Cuba, gozar umas férias com que há muito tempo já sonho e para as quais já comecei a fazer o mealheiro!
De uma maneira ou de outra sei que vou estar bem e tanto uma como outra opções vão com certeza proporcionar-me momentos de felicidade e relaxamento de que tanto preciso por estes dias!
Portanto, bom fim-de-semana, aproveitem o sol que se faz sentir e sorriam! O melhor verbo do mundo!!!!!

Thursday, November 01, 2007

IF...
Levantam-se dentro da minha cabeça inumeras perguntas, todas elas com a mesma urgência de resposta, mas às quais não sei o que dizer! Todas as interrogações começam com será que.... tanta coisa a ser interrogada ao mesmo tempo e o gato que me comeu a língua!!! NÃO SEI! Não faço a minima ideia se a maioria das minhas questões tem resposta e isso é o que mais me atormenta! Talvez amanhã a minha perspectiva mude e eu consiga ver tudo mais claro, mas por agora o nevoeiro mental impede-me de discernir que caminho tomar e o que fazer! Bom feriado para todos!

Tuesday, October 30, 2007

A 100km/Hora


Ando às voltas e mais voltas e voltas, sem parar! Apetece-me gritar e partir coisas, não tenho um minuto de sossego só para mim, aliás estes minutos são os 1ºs desde há uma semana para cá que consigo parar para pôr as ideias em ordem! Ando esgotada, sem tempo para NADA! e com os nervos em franja! Saio de casa às 8h30, entro às 9h, saio ao meio dia, vou voando para o meu destino onde, independentemente das distâncias tenho de estar à uma, saio às 4 e quando não tenho reunião vou para casa dar explicação! E é sempre igual, invariavelmente! Jovens mal educados, adultos enfadonhos (salvo raras excepções), mil papéis para arrumar e um ordenado que este mês teima em não chegar todo, vem às "mijinhas"! O incentivo de que estou a precisar não chega, e o tempo passa, dias solarengos, com um calor invulgar, todos iguais!

Restam-me as lembranças de dias passados, em que a felicidade deixou um pouquinho de si e eu posso lembrar-me, nunca nos irão tirar as lembranças! e sonhar....



Monday, October 22, 2007

Os reencontros têm sabor a ...
... canela! Vá-se lá saber porquê! Talvez porque o cheiro da canela me traz à memória as tardes passadas em criança na casa da minha avó Mariana, havia sempre arroz doce e um suave aroma a canela no ar...
Soube bem voltar atrás no tempo, soprar o pó da gaveta das recordações e partilhar momentos sempre inesqueciveis com pessoas especiais que, de alguma forma contribuiram para sermos quem somos!
Muito obrigada! Foi um prazer! ADORO-VOS, AGORA E SEMPRE!

Wednesday, October 10, 2007


Rebirth!


Passaram a correr os dias passados na Cidade Luz. Foram poucos dias mas parece que passei lá uma eternidade, parece que entrei numa realidade paralela! Foi absolutamente esmagadora esta viagem, repleta de cenários deslumbrantes, de tirar o fôlego mesmo! Na bagagem trouxe 1700 fotos, e a vontade de voltar para poder ver o muito que ficou para trás ou que foi visto mais à pressa, mas principalmente trouxe uma nova alma, um novo eu, renascido e, apesar de estar ainda desfalecida e a recuperar energias físicas, por dentro sinto-me a renascer, pronta para um novo começo e com um "brilhozinho nos olhos " que há muito já não tinha.
Que dizer de Paris: que é uma cidade linda, que vale a pena ver todos os pormenores à lupa, um sitio fantástico para namorar de mãos dadas. Os aspectos negativos são principalmente o nível de vida elevado, sobretudo no que à comida diz respeito (impressionante pensar que é normal pagar 22 euros por 3 sumos, 1 baguete e 1 crepe!), também o frio que se fez sentir, só atenuado pelas caminhadas constantes e a hora de ponta no metro ao fim-de-semana, em plena noite branca, depois de a França ter ganho um jogo de rugby! eheh


E o que mais se pode dizer de uma cidade em que até o cemitério é uma obra de arte? Com as suas "tumbas" esculturais, autênticas obras de arte, onde jazem ilustres personagens do nosso imaginário? Fantástico não?

Muita coisa fica por dizer e as melhores fotografias são, sem dúvida, aquelas que guardamos bem fundo na nossa memória!

Mas mesmo assim vale a pena deixar as imagens falarem por si:








To be continued....

Sunday, September 30, 2007


Já mexe!



Finalmente começou em força e a rebaldaria que se vê no terreno deixa o meu coração ainda mais aos pulos sempre que passo por lá para descobrir as diferenças. Tomara já 2009 para ver se ganho ou não o jantar! Esperemos que seja eu a ter de pagar a conta porque é bom sinal, right?!

A vista essa é absolutamente esmagadora!






Thursday, September 27, 2007

E de hoje a oito dias vou estar algures ali no meio! :D
O reforço positivo que estou a precisar tanto vai finalmente chegar! E que destino poderia ser mais romântico para passear a dois de mãos dadas?! Realmente só mesmo isto para me animar depois do dia de cão que tive hoje (os jovens estão definitivamente a dar-me a volta ao miolo!).
Vai saber bem desligar completamente o telemóvel, andar kilómetros a pé, na companhia do meu amigo e companheiro de vida e de viagens, e principalmente deixar que me guiem, sem ser eu a conduzir, porque o carro esse nem quero vê-lo, nem lembrar-me que ele existe!
Quando voltar virei certamente revigorada e com as ideias em ordem, prontas a serem postas em acção e repor outra vez o equilibrio que tanto me tem faltado por estes dias! Mas até lá ainda há muitas horas de trabalho pela frente, duas reuniões à mistura e decidir o que por numa mala que noutras alturas já estaria pronta a levar, mas que por agora vai ter que esperar por sábado para não correr o risco de me esquecer de metade das coisas que tenho para levar!
Au revoir!

Sunday, September 23, 2007

Os meus amores!




Isto é coisa de tia babada, mas realmente estes dois seres pequeninos são o que de mais importante existe para mim! Olhando para as fotos entende-se porquê!




Thursday, September 20, 2007

Down!

Sinto-me em baixo! Parece que todos me devem e ninguém me paga. O céu cinzento e a adivinhar chuva expressam bem a maneira como me sinto... Uma semana extenuante, com muitos papéis espalhados no chão, à volta da secretária, fruto do novo desafio e da nova experiência, muitas horas passadas a palrar e outras tantas a preparar materiais e a pensar em ideias novas para aplicar conhecimentos. Muita coisa ao mesmo tempo, muitas questões às quais dar atenção e o sorriso que hoje não apareceu à janela! Estou definitivamente a precisar de mimo! Bom fim-de-semana!

Monday, September 17, 2007


Parabéns fofurinha!


Pois é hoje a minha fofurinha mai linda desta tia babada fez 1 aninho! O tempo passa vertiginosamente e são os pequenitos que nos fazem ver isso... parece que foi ontem que nasceu a minha sobrinha linda e ela já fez 4 anos e hoje faz um ano que veio ver as cores do mundo o meu "fantasminha brincalhão"! E lembro-me perfeitamente de acordar a meio da noite, conduzir a 1000km/h para a Cuba, um calor desgraçado, para tomar conta da minha princesinha linda enquanto a mãe foi para Beja ter o mano! No dia seguinte, que foi 2ª feira fiquei na Cuba, com os meu "meninos" de Jardinagem, foi uma festa! E hoje ele já diz as primeiras palavras e começa a perder o medo e a dar os primeiros passos, estou irremediavelmente babada!
Quanto a ela teve hoje o primeiro dia na pré-primária: fez ginástica de manhã e um desenho lindo para oferecer ao mano à tarde. Enfim, a infância é linda, um momento estruturante e determinante para o que ai vem, que nos dota de todas as "armas" de que vamos necessitar e que basicamente fazem de nós aquilo que somos e que iremos ser sempre! Uma infância feliz e o sentirmo-nos amados é meio caminho andado para não nos sentirmos vazios no nosso caminho, é determinante! E é este equilibrio entre o amor e a educação que será a nossa herança, que nos vai indicar o caminho e que irá condicionar as nossas atitudes no futuro, portanto nem mimo em excesso nem permissividade sem barreiras, o fundamental é encontrar um ponto neutro, tão difícil de achar, tão complicado de aplicar e de atingir, mas tão necessário...


Bem perdoem-me se isto hoje já não faz sentido, mas é que à parte das 6 horas de formação que dei hoje (em Beja, felizmente!), ainda consegui ir à Segurança Social tirar o cartão europeu de saúde, ou lá como se chama... e fazer o novo enquadramento das contribuições para 2008. De seguida e como a minha impressora é do "arco da velha" e não era compatível com o windows vista fui à beep em busca de uma nova e como uma mulher desenrascada consegue sempre aquilo que tem em mente, com a bexiga apertadinha ainda fui à seguradora fazer um seguro de vida! Enfim... vidas!!!! E dizem que uma mulher não consegue fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo!:D


Um excelente dia para todos amanhã e um beijo especial e repenicado aos meus dois amores lindossss e mais uma vez PARABÉNS ao meu "piquinino"!!!!

Thursday, September 13, 2007

Renhónhó Renhónhó



Estava eu na PAZ dos meus dias dando formação a adultos e de um momento para o outro alguém se lembra que eu estou tranquila demais e decide dar-me dois grupos de Jovens! Ora há dois anos que não dou aulas a jovens inconsequentes e tirando a primária :s nunca dei aulas a pessoas tão jovens e tão palermas!!!É que a palermice aliada à falta de educação geram em mim um profundo sentimento de desolação, não tenho paciência! Não sei como vai ser um dia que tenha de voltar ao ensino dito "normal", porque trabalhar com adultos pode ter muitos inconvinientes mas pelo menos com indisciplina e faltas de educação raramente temos de nos deparar! Enfim...hoje sinto-me assim...
Os olhos espreitam envergonhados por entre as palpebras entreabertas,
A caneta deslisa suavemente pelo quadro branco e limpo,
Sigo atentamente o traço que passa continuamente descontinuo
Da estrada, que se assemelha a um labirinto de sombras e jogos de cores!
Bom fim-de-semana! Eu vou aproveitar o que resta da praia no último fim-de-semana à beira-mar...

Tuesday, September 11, 2007

MEDOOOOOOOOOOOOO!
Não haja dúvida de que as trovoadas são o meu inferno astral! Não consigo definir ao certo do que tenho mais medo, se dos trovões, se dos relâmpagos... Realmente não sei, vim agora da Cuba e o caminho brindou-me com este espectáculo, que apesar de lindo de se ver é arrepiante! Não sei como não fiz xixi nas cuecas :s Vou acalmar-me, beber um chá, porque amanhã é dia de árduo trabalho e os bocejos já começam a espreitar e energia precisa-se para enfrentar esta semana tortuosa que é só um exemplo pequeno do que ai vem até ao final do ano! SOCORRRRROOOOOOO!!!!!!!!!!! Valha-nos Santa Bárbara! Inté

Monday, September 10, 2007

A VOZ


Não gosto de mulheres com vozes irritantes! Epa é uma coisa cá minha! Não consigo confiar em quem me diz as coisas com um som estridente, vá-se lá saber porquê! Bem sei que ninguém tem a culpa, ninguém pode escolher a voz que tem, mas ao menos podemos tentar moldar um pouco os nossos graves e os nossos agudos! Tenho os ouvidos em curto-circuito, até o martelar das teclas me está a incomodar, depois de passar 2h30 numa sala de reuniões a ouvir a voz ecoar na minha cabeça, dizendo baboseiras, rindo aos guinchinhos.... bem é dose cavalar... recorda-me outros abismos... outras paragens!
A voz consegue tantas coisas: transportar emoções, magoar, felicitar, encorajar, repreender...sei lá... É ela também o instrumento principal de trabalho de um prof/formador, talvez por isso eu não consiga imaginar como seria se as minhas cordas vocais deixassem de funcionar. Há que tratá-las bem, beber muita água e ir cantando de manhã a caminho da escola e apesar de não ter uma voz melodiosa sei projectar bem os sons que saem da minha garganta e começo a aprender as técnicas, aos poucos, lentamente... Mas quando certos sons saem de certas gargantas, por mais simpáticas que sejam as pessoas, a credibilidade que elas querem passar vai por água abaixo e deixo por completo de as ouvir, tudo de resume a um iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii pegado.
Bem mas ao menos a "rentré", pós férias está a deixar um saldo positivo, projectos novos a começar e o desafio de finalmente dar formação a jovens mais imberbes e concerteza mais problemáticos do que aquilo que eu posso imaginar! Mas como todos os novos desafios, vai saber bem ultrapassar os obstáculos e chegar ao final com a sensação de dever cumprido, sem dúvida das melhores sensações do mundo!

Wednesday, August 29, 2007



Back to reality!





Pois é depois de uma pausa merecida de 15 dias, o regresso à realidade tem sido gradual e tem sido muito, mas mesmo muito complicado levantar de manhã às 7h20, a sorte é que à tarde tem dado para dormir a folga! E que saudades eu tinha de dormir uma folguinha! Todas as pessoas deviam poder dormir sempre que têm vontade!

De facto dormir é dos actos mais libertadores que existe, e ao mesmo tempo também o acto mais intimista de todos, é como se ficassemos completamente ao abandono, à mercê de tudo o que nos possa acontecer, desligados do mundo, num mundo de ilusões em que podemos deixar a nossa imaginação flutuar livremente!

É tão bom dormir! E é ainda melhor acordar e saborear um novo dia cheio de novas oportunidades, abrir a pestana, muito estremunhada e deixar ficar na preguiça mais um bocadinho...ou então no caso das folgas, acordar com um ânimo novo e com melhor disposição!


Confesso que não tinha saudades nenhumas de voltar tão depressa para a formação, mas regressar à rotina habitual dá uma sensação de aconchego na barriga (as folgas têm dado uma ajuda)! Pois é e dia 10 de Setembro, finalmente o primeiro tijolo vai ser lançado na minha casinha e no final do próximo ano, inicio de 2009 terei finalmente o meu tecto! Até me parece mentira, a materialização dos nossos sonhos torna-nos melhores pessoas, faz com que lutemos mais no dia a dia, faz com que haja uma vontade de se ser melhor a cada dia que passa! A partir daqui a ideia do fotoblog vai tornar-se real e todas as semanas vou colocar aqui uma foto do andamento das coisas... para já fica o espaço vazio....que apesar de tudo vai ter uma bela vista!

Monday, August 27, 2007

Retemperada!





















Amanhã volto de novo ao activo, após 15 dias de férias EXTRAORDINÁRIOS!




A pausa soube a pouco, mas a verdade é que tudo o que é bom acaba depressa, mas deixa ao passar o leve e agradável sabor da recordação e como as imagens falam melhor que as palavras aqui ficam partilhados com quem me lê alguns dos melhores momentos das férias! Um excelente regresso ao trabalho para todos e até amanhã. Beijinhos!

Wednesday, August 08, 2007

Lembra-se daquela formiguinha que passou o ano inteiro a trabalhar?.... Foi a banhos!!! eheheh





Retorno à actividade blogistica antes de ir de férias para partilhar convosco a minha alegria e se ninguém me ler, ao menos serve de "grito mudo"! É tão bom por o cartão multibanco na ranhura e de repende dar de frente com os "eróis" do irs já lá depositados!!!! Até a aula me correu melhor, até a viagem me soube bem, até as parvoices me fizeram rir com vontade. E depois chegar a casa e receber a notícia fantástica, fabulosa, animadora (sim, ainda mais!) de que em Setembro vai ser lançada a primeira pedra na minha casinha!!!!!!!!! AHHHHHHHHH rebento de felicidade!!!! Isto merece comemoração e é o que vou fazer esta noite, porque amanhã não tenho aulas e na 6ª dou a última antes das férias e está tudo em ordem até lá! A VIDA É MARAVILHOSSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijos gigantes para toda a gente e umas maravilhosas, fabulosas, extraordinárias FÉRIASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!


Tuesday, August 07, 2007



Bom Karma!












Fim-de-semana dedicado à meditação, à doçura e às questões do karma!


Foi retemperador este fds, dormir, partilhar o almoçinho de sábado com a malta maravilha do costume, aproveitar o sol para dourar pele e dormir até não poder mais!!


Pensei imenso este fds sobre mil e uma coisas e inevitavelmente cheguei à conclusão que RIR é a melhor coisa que existe no mundo! Estar rodeada de amigos e rir à gargalhada é, de facto maravilhoso, rir até não aguentar mais, até doer a barriga e as bochechas é sublime! E foi um fds de risadas que me fez pensar (ultimamente há muita coisa que me dá que pensar!) nas coisas que gosto e nas coisas de que não gosto!


Gosto:


- de rir,


- de dormir,


- de ler,


-do sorriso e das gargalhadas dos meus sobrinhos;


- do olhar ensonado do meu amor ao acordar;


-do mar e da praia;


- de conduzir;


- de bacalhau e de chocolate (não necessariamente juntos ok?!);


-gosto, amo de paixão os meus amigos e o meu namorado- não da mesma forma mas de maneiras complementares!


- de ensinar!


- de surpresas!!


E a lista poderia continuar por páginas e páginas...


Não gosto:


- de barulho;


- de acordar cedo;


- de sopa;


-de falsidade e de mentiras;


- de ser obsessiva por vezes!


- de intrigas;


-de falta de educação e de pessoas que não sabem por-se no seu devido lugar;


-de confusão e balburdia.




Isto tudo para ir ter ao karma e às conclusões que me têm assombrado ultimamente! Tudo o que fazemos, de bom ou de mau, acaba mais cedo ou mais tarde por retornar para nós! Este fds fiz a experiência e não é que é verdade!! Costuma-se dizer que cada um tem aquilo que merece, mais tarde ou mais cedo e é bem verdade! Acaba sempre por vir dar a nós aquilo que geramos, por isso o que desejo a todos os meus amigos é que volte para eles mil vezes tudo o que de bom fizerem!


O sono já é mais que muito, mas como deve ser a última vez que aqui escrevo antes das férias, que estas sejam excelentes e ponham-se a jeito para o bom karma! :D








Monday, July 30, 2007

Silly Season ai vou eu!



Tudo o que custa a conquistar, o que nos dói na pele obter, tudo aquilo que temos de "sangrar" para ter nos sabe melhor! Esta semana é a última de trabalho antes das férias e hoje acordei com ânimo redobrado só de pensar nisso, apetece-me cantar, sinto-me feliz!


No ano passado as férias foram 4 dias de tempo mal encarado! Este ano a desforra vai ser merecida, aliás, mais que merecida! Foi um ano de trabalho intenso e honesto, que tem sido compensador, por isso, de certo modo, as férias que se aproximam a passos largos vão ter outro sabor! Lá mais para Outubro vem Paris! O sonho tornado realidade e esperemos que o pedido se concretize (PJ)!


Enfim... quanto a sugestões: vão ver o "Harry Potter and the Order of the Phoenix", fantástico como de resto seria de esperar, daquela que considerei a melhorn das aventuras do jovem feiticeiro. O filme abriu-me o apetite para o último livro "Harry Potter and the Deadly Harrows", que não resisti a comprar no sábado!


Ver o filme, fez-me pensar e sorrir (apesar de não ter nada que ver com o filme e muito menos com o livro): a classe é algo extremamente importante que devemos cativar e aperfeiçoar.... há quem nasça com ela, há quem a aquira ao longo dos anos, juntado uma série de vivências enriquecedoras e há quem simplesmente não saiba o que isso é! Orgulho-me de mim e do que sou hoje, sinto-me em paz e sinto-me um ser melhor e mais rico à medida que o tempo passa e isso dá-me vontade de continuar a melhorar e a evoluir! Nunca me vou esquecer do passado, das pessoas que o habitaram, porque elas mostraram-me, à sua maneira o que quero para mim e o que não quero! Sinto por todas respeito e quando as coisas correm menos bem vou sempre buscar algo que me faz ver mais claro e ter mais certezas. O que nos "dói", o que nos custa a atingir sabe-nos melhor, as injustiças, parecem-nos menos importantes analisando as coisas à distância de meses e mesmo anos, os percursos traçados lembram-nos que o ditado das linhas tortas está muitas vezes correcto!


Por isso, embora não tenha sido um reencontro (como nunca vai ser!), e só tenha dado por isso no final do filme, sabe bem vermos onde chegamos e quem somos e como sabe bem ter quem nos ame, quem nos respeite e quem goste de nós incondicionalmente, independentemente das nossas escolhas e ver que mesmo na escuridão vai sempre haver uma luz para nos guiar! Sabe bem ver que passados os anos o amargo se torna mais amargo e o doce mais doce:D


Tenho dito!




P.S. - Excelentes férias para todos, muito passeio e toca de ir a banhos!


P.S.2- Carla amiga que se passa que nunca mais apareceste para trocarmos ideias? Tenho saudades tuas, não me digas que o Toshiba te falhou? Se foi o caso diz-me que aqui o irmão mais velho dá-lhe o raspanete lol!


P.S.3- Bela 3 acções essenciais: Mergulhos, dormir e jantaradas!









As viagens também vão ter o merecido interregno!



Beijos grandes a todos! Sim para ti também!

Wednesday, July 18, 2007

Pior que um dia mau, é um dia altamente mau! Não acreditam? Então toca a ler!!!!
Sempre acreditei que quando um dia começa mal, raramente termina bem, ou como diz o ditado: "Pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita!". E hoje, de facto, foi um desses dias. Logo pela manhã a minha cabeça acordou a mil: sete e vinte da manhã, eu que adoro acordar cedo salto da cama rumo à casa de banho, a toda a velocidade e dou com as malvadas formigas a comeram o meu snack para o almoço de hoje: duas belas, lindas, maravilhosas empadas, que já estavam na lancheira e tudo!! Ora isto, para além de me ter deixado ficar de mau humor, fez-me ter que pensar rapidamente num almoço alternativo que desse para fazer no carro em aproximadamente 15min. Valeu-me o facto de ter comprado um belíssimo pão de kg ontem!
Já atrasada e a correr, carregada que nem uma mula corro para o carro que me esperava impaciente. Saio da garagem e vejo que me falta o telemóvel - arma de trabalho tão útil como as canetas do quadro com que trabalho todos os dias! Toca a voltar a correr a casa e subri as escadas a voar, pegar no telemóvel e seguir a 1000km/h para a "bela" localidade de Moura!
Valha-nos o facto de ter chegado sem mais problemas de maior. Chegada lá encontrei donzelas de dedo em riste dizendo que estava 5 min. atrasada. Ora isto vindo de damas que chegam sempre, mas SEMPRE mesmo, 15/20 min atrasadas. Ora tive de ser respondona e atacar o ponto fraco, mostrando quem manda ali dentro!
Intervalo: lá vou eu aproveitar a pausa para carregar o telemóvel e estacionar o carro como deve ser... Maravilha, um lugarzinho à sombra! Lá sigo caminho toda feliz da vida até à caixa MB... e eis se não quando: MOLHA DESCOMUNAL! Ai está ela, molhadinha até à cueca, os regadores da relva em cheio no meu traseiro! (Vá não se riam já tudo aqui porque ainda há mais!) A caixa Mb fora de serviço!!! DÁ PARA ACREDITAR????
Tive de passar o intervalo à porta do centro de emprego de Moura a ver se secava a minha calça, a cueca, a sandália, a mala, o chocolate, enfim.. tudo! Hora de entrada e o meu traseiro ainda molhado ... respiro fundo e entro com andar triunfal C.E. adentro... ai vai ela, ninguém mandou bocas, mas hoje muito boa gente vai dormir melhor depois de soltar uma bela gargalhada antes de dormir!
Mas a saga continua...
Chegada a Serpa 1001 telefonemas: "Não te esqueceste das revisões de TAT, pois não?", "É claro que não me esqueci, a minha agenda funciona melhor que um relógio Suiço!"... "Professora não se esqueceu que tem que vir a Serpa pois não?", "Não, porra! Já cá estou estacionada!", "Pois é que nós estamos no restaurante e vamos chegar atrasados"... "Cristina era para te dizer que afinal eles não vão fazer exame de Inglês Técnico este ano." ARHARRRHHH É agora que vai dar-me uma coisa, estou morta de calor, não tenho a chave da sala, eles estão atrasados, faltei em Vale Vargo e agora dizem que eles não vão ter exame e que é suposto ser a entertainer durante 3 horas????
Sair a correr para o centro para reunião de curso novo, com o pé na tábua, encontrar a brigada no caminho... a minha cabeça está um turbilhão!
Amanhã não tenho aulas de manhã e à tarde ainda não sei, vou espairecer, dormir e dedicar-me ao consumismo!!!
Hoje espero conseguir contar os carneirinhos sem ter de dos matar para eles ficarem quietos, porque se não nem sei!
E chamam a isto silly season?

Tuesday, June 26, 2007

Desafio!!

Seguindo o desafio lançado pela minha querida amiga Lai, que tanto gosto de ler(!), peguei no livro mais à mão que tinha Do Amor e outros Demónios, de Gabriel García Márquez, oferta do meu irmão e famelga no meu aniversário no passado domingo 24, abri na página 161, contei a 5ª frase completa e cá fica ela transcrita:
"O que mais o indignou foi o escárnio do crânio rapado."
Gostava de tecer alguns comentários e contextualizar a frase, mas ainda não cheguei lá, talvez depois do fim-de-semana consiga dizer mais qualquer coisa que se veja! Desculpa amiga, no entanto a realidade e a crueza da descrição feita não deixa de ser notável!
Resta então passar o desafio a 5 amigos ... problema grave pois apesar de os ler não sei se me devolvem a leitura, de qualquer modo aqui fica o desafio aos blogs:
Eis então as regras do dito desafio:
'Desafio da página 161' e estas são as regras:
1. Pegar no livro mais próximo
2. Abri-lo na página 161
3. Procurar a 5ª frase completa
4. Colocar a frase no blog
5. Não vale procurar o melhor livro que têm, usem o mais próximo
6. Passar o desafio a cinco pessoas.

Wednesday, June 13, 2007

Sugar& Spice!



O trabalho para fazer parece crescer e multiplicar-se! E isto, (atenção!) não é necessariamente mau! Mas se juntarmos a este facto os kms q o meu corsa marca ao final de cada semana, ai a conversa passa a ser outra!

Ultimamente e fruto desse "extenuamento" em que ando, tenho perdido o controlo totalmente, como nunca antes perdera! Mas de facto dá que pensar se nos pagam para aturarmos gente mal educada e piadas parvas e mesmo a roçar a rudez! E quanto mais penso nisso, mais chego à conclusão que NÃO! No reverso da medalha está o facto de cada vez gostar mais da profissão que escolhi e a cada dia que passa posso dizer que faço isto melhor, o que só por si dá vontade de continuar!

Temos de seguir em frente, seja qual for o caminho, porque o mais importante é tirar o máximo partido que pudermos disto tudo, antes que acabe! Dei hoje formação de tarde, sai de lá extenuada, de rastos e ao mesmo tempo radiante, eufórica mesmo! Há momenos em que até arrepia, nós pararmos e pensarmos que estamos mesmo a mexer na maneira de pensar e agir de outro ser humano, estamos a enriquecê-lo e quando esse trabalho nos é reconhecido, deixa de ser um trabalho e passa a ser um prazer!

O que mais uma vez vem confirmar a teoria do dar e receber, do partilhar de experiências! Dá vontade de ir amanhã fazer 150 kms! Dá vontade de responder com um sorriso a quem nos dá chapadas, dá vontade de passar a mão por cima da cabeça de quem nos fere! E mesmo que amanhã em Moura eu fique triste e magoada com as Mat. não vai custar tanto, porque hoje tive orgulho em mim e no que faço e isso foi o suficiente para amanhã dar à chave e por o motor do corsa a funcionar e seguir, com o sorriso nos lábios, pela estrada fora!

Monday, May 28, 2007

Fim-de-semana fantástico!


Pois é, mais uma vez a semana chegou ao fim e brindou-me com um conjunto incrível de sensações! Rever as minhas amigas do coração, poder passear até doerem as pernas, rir e relembrar momentos que nunca vão sair da minha memória! Isto sim é outra conversa!!!
E é verdade, o dia de sábado veio mais uma vez mostrar-me que o mais importante são os amigos e são eles que nos mostram o caminho, e sim, pode-se ser feliz mais do que uma vez no mesmo sítio! As despedidas trazem a certeza que o reencontro vai chegar outra vez e nessa altura vai mais uma vez valer a pena tudo só para rever um sorriso familiar! Não fossem os batuques do final da noite e tinha sido tudo mesmo perfeito, perfeito!!!

Obrigada por serem as pessoas mais lindas e por me terem feito redescobrir a palavra amizade! Adoro-vos!

E é verdade, o frio que se faz sentir nesta altura do ano faz lembrar dias de Janeiro! Sol onde andas que não apareces aqui para estas bandas! Que venham logo os 40º e que o sol nos queime a pele deixando um bonito bronzeado, porque o próximo fim-de-semana era suposto ser passado à beira-mar mas assim mais vale emigrar!
Muitos beijos e uma excelente semana!

Thursday, May 24, 2007

FEEL GOOD!
Espero por ti! A noite está fria, o vento passa lentamente pela janela entreaberta e eu espero por ti! E espero que as pedras que o céu nos atira, não te toquem e não nos mudem.
À distância tudo parece irrelevante e pequenino, como quando estamos a levar com o sol de frente e cerramos os olhos na esperança de ver melhor. Idiotice! As feridas saram mais depressa se as chorarmos no momento certo até à exaustão, se as deixarmos cicatrizar lentamente, por isso hoje, passado este tempo todo, deixo a perguiça consumir-me, respiro lenta e profundamente o ar que entra pela janela meio aberta e sei que posso dizer que a minha ferida está curada!
E isto só me lembra o quão pequeninos nós somos, com as nossas pequeninas dores na alma, com as nossas pequeninas queixas sobre tudo e sobre nada, com os nossos pequenos reparos, com as nossas pequenas maldades e com o nosso irreversível egocentrismo.
Por isso o fim-de-semana vai ser de festa, um regalo para a mente, rever velhas amizades, rever o rosto e a voz familiar que nos dá a certeza que algures alguém tem um pouco de nós, que não passamos de uma construção criada a partir de momentos e vivências que nos aperfeiçoam cada dia mais, como se fossemos um castelo de areia perto do mar, nas mãos de um menino grande.
Como uma corrente de sensações e vivências, uma sequência que nos derruba, levanta, motiva e faz vibrar todos os dias!
As gargalhadas são insubstituíveis e inesquecíveis, uma sexta-feira a abarrotar de delas, até cair para o lado! :D

Tuesday, May 22, 2007



Quando a janela se fecha....





Sempre ouvi dizer que quando se fecha uma porta, se abre uma janela, mas e quando se fecha também essa mesma janela e parece que não temos mais por onde seguir? E quando parece (parece não, é mesmo!) que todos nos devem e ninguém nos paga? Quando ainda por cima nos fartamos de trabalhar e era suposto ir tudo de encontro ao nosso êxito?

Eu só posso dizer que nessa altura vale a pena parar, olhar em volta e ver que por muito má que esteja a situação há sempre alguém ao nosso lado para nos ajudar a carregar esse fardo e por muito mal que tudo possa parecer, mais tarde ou mais cedo a luz ao fundo do túnel acaba por surgir e dia 11 de Junho, embora possa não parecer, está mesmo ai à porta! Por isso meu lindo, quando esse dia chegar eu quero um jantar e muitos beijos, ouviste?!!! Provavelmente com a velocidade alucinante a que tu andas e com os teus segundos todos contados, nem deves ter tempo para ler isto, mas eu estou aqui, SEMPRE!!! Amo-te!

Tuesday, May 15, 2007

E POR VEZES




E por vezes as noites duram meses


E por vezes os meses oceanos


E por vezes os braços que apertamos


nunca mais são os mesmos E por vezes




encontramos de nós em poucos meses


o que a noite nos fez em muitos anos


E por vezes fingimos que lembramos


E por vezes lembramos que por vezes




ao tomarmos o gosto aos oceanos


só o sarro das noites não dos meses


lá no fundo dos copos encontramos




E por vezes sorrimos ou choramos


E por vezes por vezes ah por vezes


num segundo se evolam tantos anos




David Mourão-Ferreira






Por vezes dá vontade de abrir a goela e chorar desalmadamente, outras de rir até não poder mais e outras há ainda em que a PAZ nos deixa extasiados!

Monday, May 07, 2007

Balance!



Há quase dois anos que dou formação (Oh YEAH!) e, analisando sincera e honestamente estes dois anos, posso dizer que foram de muito trabalho (compensador em alguns casos, se não a nível profissional, pelo menos a nível monetário), de muita aprendizagem, de alguma galhofa, de muitas viagens (é que foram mesmo muitas!), de muitos encontros e desencontros, de algumas pedras no sapato, mas não há nada como chegar à praia, tirar os sapatos, deixar os grãos de areia sair lentamente dos sapatos e enterrar os pés por completo na areia! Por isso, hoje apetece-me reflectir... acho que cheguei a um ponto de viragem!
Hoje sei que posso dizer que ganhei muitas coisas nestes dois anos: ganhei conhecimentos e a certeza que mereço cada cêntimo do meu ordenado, ganhei a certeza que sou uma boa profissional, fiquei a saber que a minha paciência é infinita e se não é anda lá muito perto, ganhei duas novas amigas (que curiosamente fazem anos no mesmo dia), angariei conhecidos aos magotes! Por outro lado tornei-me mais tolerante e mais aberta a criticas, aprendi que se não der em troca alguma coisa, também não irei receber, aprendi (ainda que a muito custo) que nas primeiras sessões os meus dentes têm de perder a estúpida mania de espreitar à janela, se quero criar empatia tenho de ir por outras travessas paralelas à principal. Aprendi também, que nem sempre o respeitar os outros é suficiente para nos respeitarem a nós e se queremos equilibrio temos de o encontrar em nós!
Hoje sei dizer que mesmo as coisas que perdi foram necessárias para avançar, porque as pedras no caminho, por vezes não passam disso mesmo!
Cresci enquanto pessoa e enquanto profissional e sinto-me em plena harmonia comigo própria!
De facto muita coisa mudou nestes dois anos: "aturei" crianças dos seis aos oito anos que abalaram um pouco a minha vontade de ter filhos e vieram dar um novo sentido à frase "O melhor do mundo são as crianças"! Definitivamente, ainda bem que o melhor do mundo não são as crianças!! Ensinar inglês a "monstrinhos desdentados" foi a pior das minhas experiências profissionais e espero não ter de a repetir tão cedo!!! Iniciei-me na árdua missão de bem ensinar a adultos as maravilhas da Língua Estrangeira-Inglês, tarefa que de resto tenho levado a cabo de bom grado, mas me tem provado que às vezes os adultos não são muito diferentes das crianças, no que toca a birras! Neste processo ouvi das melhores pérolas de todos os tempos (às quais me irei dedicar noutro post, prometo!) e nunca pensei vir a ver adultos a roubarem dicionários mesmo debaixo do meu nariz, mas à parte este pormenor, é algo que me imagino a fazer mais uns aninhos! Aprendi que gastar o nosso ordenado no que bem entendermos é uma sensação única e libertadora, por isso troquei o meu Saxo (sim o meu velhiho Miguel Rabino) por outro carro cuja única semelhança é a cor! E ainda estou a dar os primeiros passos por uma coisa chamada IVA!
Em termos afectivos, pouco ou nada há a dizer, todos os momentos são bons, únicos e essenciais! E é verdade, como poderia esquecer: a nossa casa está na forja! De momento temos um grande descampado com uma placa de sinalização e temos vontade de os abanar e dizer que a queremos para ontem, mas como tudo o resto, ainda vai levar tempo até o sonho se tornar real. Mas não importa, quando alimentamos os nossos sonhos, eles crescem e quando se tornam reais são imensos e têm o poder de superarem as nossas expectativas.
Amanhã é um novo dia repleto de novas oportunidades, lá irei à entrevista, que corra como tiver que correr porque acredito cada vez mais no determinismo!
Beijinhos a todos e uma excelente quinta-feira!

Monday, April 30, 2007





OH Yeahhhh!!!


Fim-de-semana em grande!!! O primeiro sábado da OviBeja foi purificardor para o espírito e para a mente: depois de um jantar em boa (boa não, excelente!) companhia, seguiu-se um concerto fantástico dos The Gift, que terminou numa sessão de autógrafos em estílo intimista!!! O resto da noite foi sempre a bombar, não fosse o frio e tinha sido tudo perfeito!!








Domingo foi um dia calmo, com direito a um passeio pelo parque, e tirando a agitação tripla gerada pelo movimento da OviBeja, da tourada e do "duelo" Benfica vs Sporting, não houve muita agitação. E ainda bem, porque esta semana, apesar de ter um feriado pelo meio, vai ser de trabalho a dobrar com reuniões à mistura!!! Hája paciência e ânimo!


Uma excelente semana a todos e um Dia do Trabalhador em grande!




Wednesday, April 25, 2007

Quando o nó se desfaz!
Desde pequena que me custa bastante ter um nó na garganta e ficar sem dizer aquilo que penso, faz-me comichão, não me deixa dormir, incomóda-me ao ponto de ficar "raivosa" por tudo e por nada, mesmo que o assunto não seja o mesmo! Por isso, também desde essa altura que sei que se tenho alguma coisa para dizer, "entalada" na garganta, o melhor é mesmo dizer, abrir a "goela" e deixar sair tudo logo de uma vez. Também diga-se de passagem até à data ainda não fiquei com a garganta presa, nada me tira o sono e, felizmente nada me pesa na consciência! Tenho a sorte de quando me vou deitar à noite só me preocupar com questões de ordem mais prática, como por exemplo, esquematizar mentalmente os passos a dar no dia seguinte, "fortalecer" a mente, evitando pensar em guloseimas e afins...
Esta tem sido uma altura de busca do equilibrio: físico e mental! Ainda não sei dizer quem tem levado a melhor (nem sei aliás se a minha busca já foi atingida!), mas o que conta é a paz interior em que me encontro....
... e isto leva-me à razão principal que me levou a escrever este post. Ultimamente tenho andado a ser seguida pelas frases inacabadas e pelo silêncio suspenso. Este tipo de coisas já me tinha acontecido antes, quem me conhece sabe que sou lenta a formular as frases e a juntar as palavras, mas nada como agora...
Agora parece que sei o que ficou por dizer, sinto que o silêncio das frases inacabadas das outras pessoas, termina em mim. Ao contrário do que seria de esperar isto tem-me dado confiança, como se fosse o meu instinto a sussurrar que passos devo dar e o que devo fazer!
Uma patetice pegada!! Mas o que é certo é que os silêncios suspensos têm a capacidade de tirar o nó na garganta, têm a capacidade de tornar as ligações mais ligadas e fazem com que cada palavra que fica por dizer, suspensa no pensamento à espera de um empurrão para sair para a rua, seja desnecessária sonoramente e tão precisa e desejada mentalmente!
Ora bem agora é hora de ir contar carneirinhos e rezar para que nenhuma das pessoas que ler isto chame os médicos dos dementes! Amanhã se não chover será um lindo dia (tirando a parte de ter de ir às finanças pagar o IVA RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR.......) .
Farewell