Sunday, September 30, 2007


Já mexe!



Finalmente começou em força e a rebaldaria que se vê no terreno deixa o meu coração ainda mais aos pulos sempre que passo por lá para descobrir as diferenças. Tomara já 2009 para ver se ganho ou não o jantar! Esperemos que seja eu a ter de pagar a conta porque é bom sinal, right?!

A vista essa é absolutamente esmagadora!






Thursday, September 27, 2007

E de hoje a oito dias vou estar algures ali no meio! :D
O reforço positivo que estou a precisar tanto vai finalmente chegar! E que destino poderia ser mais romântico para passear a dois de mãos dadas?! Realmente só mesmo isto para me animar depois do dia de cão que tive hoje (os jovens estão definitivamente a dar-me a volta ao miolo!).
Vai saber bem desligar completamente o telemóvel, andar kilómetros a pé, na companhia do meu amigo e companheiro de vida e de viagens, e principalmente deixar que me guiem, sem ser eu a conduzir, porque o carro esse nem quero vê-lo, nem lembrar-me que ele existe!
Quando voltar virei certamente revigorada e com as ideias em ordem, prontas a serem postas em acção e repor outra vez o equilibrio que tanto me tem faltado por estes dias! Mas até lá ainda há muitas horas de trabalho pela frente, duas reuniões à mistura e decidir o que por numa mala que noutras alturas já estaria pronta a levar, mas que por agora vai ter que esperar por sábado para não correr o risco de me esquecer de metade das coisas que tenho para levar!
Au revoir!

Sunday, September 23, 2007

Os meus amores!




Isto é coisa de tia babada, mas realmente estes dois seres pequeninos são o que de mais importante existe para mim! Olhando para as fotos entende-se porquê!




Thursday, September 20, 2007

Down!

Sinto-me em baixo! Parece que todos me devem e ninguém me paga. O céu cinzento e a adivinhar chuva expressam bem a maneira como me sinto... Uma semana extenuante, com muitos papéis espalhados no chão, à volta da secretária, fruto do novo desafio e da nova experiência, muitas horas passadas a palrar e outras tantas a preparar materiais e a pensar em ideias novas para aplicar conhecimentos. Muita coisa ao mesmo tempo, muitas questões às quais dar atenção e o sorriso que hoje não apareceu à janela! Estou definitivamente a precisar de mimo! Bom fim-de-semana!

Monday, September 17, 2007


Parabéns fofurinha!


Pois é hoje a minha fofurinha mai linda desta tia babada fez 1 aninho! O tempo passa vertiginosamente e são os pequenitos que nos fazem ver isso... parece que foi ontem que nasceu a minha sobrinha linda e ela já fez 4 anos e hoje faz um ano que veio ver as cores do mundo o meu "fantasminha brincalhão"! E lembro-me perfeitamente de acordar a meio da noite, conduzir a 1000km/h para a Cuba, um calor desgraçado, para tomar conta da minha princesinha linda enquanto a mãe foi para Beja ter o mano! No dia seguinte, que foi 2ª feira fiquei na Cuba, com os meu "meninos" de Jardinagem, foi uma festa! E hoje ele já diz as primeiras palavras e começa a perder o medo e a dar os primeiros passos, estou irremediavelmente babada!
Quanto a ela teve hoje o primeiro dia na pré-primária: fez ginástica de manhã e um desenho lindo para oferecer ao mano à tarde. Enfim, a infância é linda, um momento estruturante e determinante para o que ai vem, que nos dota de todas as "armas" de que vamos necessitar e que basicamente fazem de nós aquilo que somos e que iremos ser sempre! Uma infância feliz e o sentirmo-nos amados é meio caminho andado para não nos sentirmos vazios no nosso caminho, é determinante! E é este equilibrio entre o amor e a educação que será a nossa herança, que nos vai indicar o caminho e que irá condicionar as nossas atitudes no futuro, portanto nem mimo em excesso nem permissividade sem barreiras, o fundamental é encontrar um ponto neutro, tão difícil de achar, tão complicado de aplicar e de atingir, mas tão necessário...


Bem perdoem-me se isto hoje já não faz sentido, mas é que à parte das 6 horas de formação que dei hoje (em Beja, felizmente!), ainda consegui ir à Segurança Social tirar o cartão europeu de saúde, ou lá como se chama... e fazer o novo enquadramento das contribuições para 2008. De seguida e como a minha impressora é do "arco da velha" e não era compatível com o windows vista fui à beep em busca de uma nova e como uma mulher desenrascada consegue sempre aquilo que tem em mente, com a bexiga apertadinha ainda fui à seguradora fazer um seguro de vida! Enfim... vidas!!!! E dizem que uma mulher não consegue fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo!:D


Um excelente dia para todos amanhã e um beijo especial e repenicado aos meus dois amores lindossss e mais uma vez PARABÉNS ao meu "piquinino"!!!!

Thursday, September 13, 2007

Renhónhó Renhónhó



Estava eu na PAZ dos meus dias dando formação a adultos e de um momento para o outro alguém se lembra que eu estou tranquila demais e decide dar-me dois grupos de Jovens! Ora há dois anos que não dou aulas a jovens inconsequentes e tirando a primária :s nunca dei aulas a pessoas tão jovens e tão palermas!!!É que a palermice aliada à falta de educação geram em mim um profundo sentimento de desolação, não tenho paciência! Não sei como vai ser um dia que tenha de voltar ao ensino dito "normal", porque trabalhar com adultos pode ter muitos inconvinientes mas pelo menos com indisciplina e faltas de educação raramente temos de nos deparar! Enfim...hoje sinto-me assim...
Os olhos espreitam envergonhados por entre as palpebras entreabertas,
A caneta deslisa suavemente pelo quadro branco e limpo,
Sigo atentamente o traço que passa continuamente descontinuo
Da estrada, que se assemelha a um labirinto de sombras e jogos de cores!
Bom fim-de-semana! Eu vou aproveitar o que resta da praia no último fim-de-semana à beira-mar...

Tuesday, September 11, 2007

MEDOOOOOOOOOOOOO!
Não haja dúvida de que as trovoadas são o meu inferno astral! Não consigo definir ao certo do que tenho mais medo, se dos trovões, se dos relâmpagos... Realmente não sei, vim agora da Cuba e o caminho brindou-me com este espectáculo, que apesar de lindo de se ver é arrepiante! Não sei como não fiz xixi nas cuecas :s Vou acalmar-me, beber um chá, porque amanhã é dia de árduo trabalho e os bocejos já começam a espreitar e energia precisa-se para enfrentar esta semana tortuosa que é só um exemplo pequeno do que ai vem até ao final do ano! SOCORRRRROOOOOOO!!!!!!!!!!! Valha-nos Santa Bárbara! Inté

Monday, September 10, 2007

A VOZ


Não gosto de mulheres com vozes irritantes! Epa é uma coisa cá minha! Não consigo confiar em quem me diz as coisas com um som estridente, vá-se lá saber porquê! Bem sei que ninguém tem a culpa, ninguém pode escolher a voz que tem, mas ao menos podemos tentar moldar um pouco os nossos graves e os nossos agudos! Tenho os ouvidos em curto-circuito, até o martelar das teclas me está a incomodar, depois de passar 2h30 numa sala de reuniões a ouvir a voz ecoar na minha cabeça, dizendo baboseiras, rindo aos guinchinhos.... bem é dose cavalar... recorda-me outros abismos... outras paragens!
A voz consegue tantas coisas: transportar emoções, magoar, felicitar, encorajar, repreender...sei lá... É ela também o instrumento principal de trabalho de um prof/formador, talvez por isso eu não consiga imaginar como seria se as minhas cordas vocais deixassem de funcionar. Há que tratá-las bem, beber muita água e ir cantando de manhã a caminho da escola e apesar de não ter uma voz melodiosa sei projectar bem os sons que saem da minha garganta e começo a aprender as técnicas, aos poucos, lentamente... Mas quando certos sons saem de certas gargantas, por mais simpáticas que sejam as pessoas, a credibilidade que elas querem passar vai por água abaixo e deixo por completo de as ouvir, tudo de resume a um iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii pegado.
Bem mas ao menos a "rentré", pós férias está a deixar um saldo positivo, projectos novos a começar e o desafio de finalmente dar formação a jovens mais imberbes e concerteza mais problemáticos do que aquilo que eu posso imaginar! Mas como todos os novos desafios, vai saber bem ultrapassar os obstáculos e chegar ao final com a sensação de dever cumprido, sem dúvida das melhores sensações do mundo!